MODELO PARA ESTIMATIVA DO ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR DA CULTURA DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v4n01p%25pPalavras-chave:
modelos de culturas, produtividade.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo formular um modelo para estimativa do índice de área foliar da cultura de milho em função do desenvolvimento relativo e da população de plantas. Com base em dados experimentais obtidos por Lima (1995) e Basanta (1999), elaborou-se o modelo para obter o valor estimado do índice de área foliar da cultura de milho, considerando a variação temporal (desenvolvimento relativo) ao longo do ciclo, para população de plantas entre 40.000 e 65.000 plantas/ha. O modelo para estimativa do índice de área foliar ora proposto foi avaliado a partir de análises de regressão, sendo selecionado e analisado por meio de dois critérios: (i) significância de seus parâmetros ou intervalo de confiança e (ii) análise de variância (Teste F). Os resultados indicam que o modelo apresentou ajuste satisfatório aos dados observados, podendo ser utilizado para distintas condições de cultivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado