AVALIAÇÃO DOS CARACTERES AGRONÔMICOS DE CULTIVARES DE SORGO FORRAGEIRO SOB DIFERENTES CONDIÇÕES TERMOFOTOPERIÓDICAS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v4n01p%25pPalavras-chave:
sorgo, forragem, temperatura.Resumo
Alguns cultivares de sorgo forrageiro apresentam sensibilidade ao fotoperíodo e isto provoca variações no rendimento e na qualidade de forragem quando cultivado em diferentes épocas do ano. A fim de obter maiores informações a este respeito, efetuou-se um experimento avaliando-se os cultivares de sorgo AG 2002, BR 501, BR 506, BR 601, BR 602 e BR 700 (forrageiros), AG 2005E e Massa 03 (duplo propósito) e AG 2501C e BRS 800 (corte e pastejo). Estes cultivares foram semeados em oito épocas, com início na primeira quinzena de outubro de 1999 e a partir daí, em intervalos de um mês até maio de 2000. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições, utilizando-se o teste de Scott-Knott para comparação das épocas de semeadura e cultivares. Os resultados permitiram concluir que os fotoperíodos não indutivos ao florescimento (maior que 12,9 h) proporcionaram maiores rendimentos de matéria seca, altura de plantas, número de nós e percentagem de colmos nos cultivares forrageiros. Os maiores rendimentos de forragem foram obtidos nas semeaduras de outubro, novembro e dezembro. Neste estudo, constatou-se que a percentagem de panículas e a de folhas e colmos apresentaram relação inversa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado