RESPOSTAS MORFOFISIOLÓGICAS E FOTOSSINTÉTICAS DE MATERIAIS GENÉTICOS DE MILHO A FORMAS DE APLICAÇÃO E DOSES DE Azospirillum brasilense
DOI:
https://doi.org/10.18512/rbms2023v22e1296Resumo
A alimentação é importante na alimentação e, devido ao custo elevado de sementes e de fertilizantes nitrogenados, é necessário o uso de tecnologias que escolham o milho necessário e custo de produção. O trabalho objetivou avaliar o efeito das doses e aplicações de aplicação de A. brasil genéticos de milho nos parâmetros emmorfofisiológicos e fotosintéticos. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial 4x4x2, com três repetições. Os parâmetros; foram teores de clorofila massa fresca do colo, folha e total da avaliação aérea; massa seca do colmo, folha, raiz, total da parte aérea e total da planta; diâmetro médio do colo; volume de raiz; área foliar;altura da planta; número de folhas desenvolvidas; fluorescência inicial, máxima, variável e terminal; e fotoquímica. Quando A. brasilense é aplicada em doses de até 200 mL.ha -1 houve aumento no teor de clorofila total. Para a variedade SCS 156, independente da forma de melhor aplicação ou da dose utilizada, menor produção de fitomassa na parte aérea da planta, já para as variedades SCS 154 e SCS 155, o desenvolvimento das plantas foi observado com dose de até 200 mL. ha -1 .Melhor resposta dos valores morfológicos15, quando a inoculação é realizada via foliar, já para as variedades SCS154, SCS e os valores híbridos híbridos3, com os médios de desenvolvimento das plantas é observado a inoculação via semente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Milho e Sorgo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado