INCIDÊNCIA DE PODRIDÃO DE MACROPHOMINA NO COLMO (Macrophomina phaseolina) DE HÍBRIDOS DE MILHO EM DIFERENTES AMBIENTES NA SAFRINHA
DOI:
https://doi.org/10.18512/rbms2023v22e1319Resumo
O cultivo do milho no Brasil pode ser feito em duas épocas do ano: na safra de verão ou na safrinha. As doenças são consideradas um dos principais fatores responsáveis por perdas na produção, e dentre as principais doenças do milho safrinha, a podridão de macrophomina no colmo se destaca. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a incidência da podridão de macrophomina, em híbridos comerciais de milho, em diferentes ambientes quanto à disponibilidade de água no solo, no período da safrinha. Os experimentos foram conduzidos na área experimental da Embrapa, na Fazenda Invernadinha. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados com três repetições. O primeiro experimento foi semeado em 21/02/2022, em área de Latossolo vermelho-amarelo (ambiente 1) e o segundo em 03/03/2022 em área de Plintossolo Pétrico concrecionário típico (Ambiente 2). Foram utilizados 10 tratamentos (híbridos) em cada experimento. Após a maturação fisiológica das plantas, foi realizada a medição da altura de plantas e foram coletados 10 fragmentos de colmo de cada parcela e, em laboratório, foi feita a identificação visual da presença de microescleródios de M. phaseolina. Os dados foram expressos em porcentagem e submetidos à análise de variância conjunta. Os resultados evidenciam que condições de maior restrição hídrica no solo, associadas a temperaturas elevadas, são fatores que favorecem fortemente o desenvolvimento da podridão de macrophomina no colmo e tem impacto direto na produtividade. Com base na análise conjunta dos dados, os híbridos AS1820 e P3707 apresentaram as menores médias de incidência de podridão de macrophomina no colmo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Milho e Sorgo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado