ISOLATION AND IDENTIFICATION OF BROAD-SPECTRUM ANTAGONIST BACTERIA AGAINST PATHOGENIC FUNGI OF MAIZE CROP
ISOLATION AND IDENTIFICATION OF BROAD-SPECTRUM ANTAGONIST BACTERIA
DOI:
https://doi.org/10.18512/rbms2023v22e1342Resumo
As doenças fúngicas podem causar danos significativos às culturas em todo o mundo, gerando perdas de rendimento, má qualidade dos grãos e riscos à saúde de seres humanos e animais. O controle biológico utilizando bactérias antagonistas oferece soluções inovadoras para um manejo sustentável visando a proteção das plantas. No entanto, as interações benéficas planta-microrganismo são particulares, e poucos antagonistas com atividade de amplo espectro foram relatados. Neste trabalho, duas bactérias isoladas de sementes de sorgo foram identificadas por sequenciamento parcial do gene 16S rRNA e testadas in vitro quanto à sua capacidade de controlar seis fungos patogênicos relevantes na cultura do milho: Fusarium verticillioides, Macrophomina phaseolina, Stenocarpella sp., Fusarium graminearum, Colletotrichum graminicola e Bipolaris sp. A identificação molecular revelou que os isolados pertencem aos gêneros Bacillus (cepa LIS05) e Paenibacillus (cepa LIS04). Ambos os isolados inibiram em pelo menos 49% o crescimento de todos os seis fitopatógenos testados. O isolado LIS05 apresentou o maior potencial antagonista contra os fitopatógenos, com média geral de 73% de inibição. A maior atividade antagonista (86,1% de inibição) foi observada no teste de pareamento entre o isolado LIS05 e o fungo C. graminicola. Além de inibir o crescimento micelial, o isolado de LIS04 inibiu a produção de pigmentos escuros pelo fitopatógeno Bipolaris sp. Bacillus e Paenibacillus são promissoras para o desenvolvimento de novos bioprodutos para uso na agricultura. Esse estudo mostrou que LIS05 e LIS04 são alternativas promissoras para o desenvolvimento de estratégias de manejo integrado de doenças fúngicas nas culturas do milho e do sorgo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gisele de Fátima Dias Diniz, Luciano Viana Cota, José Edson Fontes Figueiredo, Ubiraci Gomes de Paula Lana, Mikaely Sousa Marins, Felipe Campos Silva, Vera Lúcia dos Santos, Christiane Abreu de Oliveira-Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado