Épocas de semeadura e adubação de cobertura no milho 2ª safra na transição Cerrado-Amazônia
Resumo
a semeadura do milho 2ª safra de alto potencial produtivo no ecótono Cerrado-Amazônia, deve ser realizada até o final do mês de fevereiro, para evitar perdas de produtividade pela falta de chuvas no estádio reprodutivo, tendo como data ideal aproximadamente o 20º dia do mês de fevereiro. Por motivos climáticos ou operacionais, muitas vezes o produtor atrasa a semeadura, expondo a lavoura a déficit hídrico. Objetivou-se verificar a produtividade da cultura e o estado nutricional do milho em duas datas de semeio e manejo da adubação de cobertura. O experimento foi conduzido em Santa Carmem–MT, em delineamento experimental de blocos casualizados, com cinco repetições, em esquema fatorial, com 10 épocas de aplicação da 1ª parcela de adubação (200 kg ha-1) do formulado 20-00-20 em 2 datas de semeadura do milho (19/01 e 27/02), com a 2ª parcela fixa aos 35 DAS. O solo apresentou maior teor de K residual quando o milho foi semeado em janeiro e em relação a adubação de cobertura os maiores valores foram quando estas foram realizadas até nove dias após a semeadura. Para segunda época de semeadura houve maior demanda de K pela cultura, com maior extração pela planta, maior concentração foliar e maior quantidade na palhada, porém com menor teor e exportação nos grãos, decorrente da menor produtividade. Precipitações adequadas e bem distribuídas favorecem a extração, exportação e quantidade de N que retorna ao sistema na 1ª data de semeadura, fato decorrente da maior eficiência de absorção e uso do nutriente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anderson Lange, Willian Buratto, Cassiano Spaziani Pereira, Onã Silva Freddi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado