RELAÇÃO DO ÍNDICE SPAD, DETERMINADO PELO CLOROFILÔMETRO, COM TEOR DE NITROGÊNIO NA FOLHA E RENDIMENTO DE GRÃOS EM TRÊS GENÓTIPOS DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v4n02p%25pPalavras-chave:
Zea mays, produtividade, diagnose precoceResumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar a precisão da leitura do clorofilômetro (índice SPAD) na diagnose precoce do conteúdo de N em folhas de milho e no rendimento de grãos e proporcionar subsídios para recomendação da adubação nitrogenada. O experimento foi conduzido com três híbridos de milho (DKB333B, P32R21 e AG9010), seis formas de aplicação de 120kg/ha de N durante o ciclo da cultura: 100% na semeadura (S), 40% na S e 60% quando as plantas apresentavam quatro folhas completamente desenvolvidas (4ª folha), 40% na S e 60% quando as plantas apresentavam oito folhas completamente desenvolvidas (8ª folha), 20% na S e 80% na 4ª folha, 20% na S e 80% na 8ª folha, 20% na S , 40% na 4ª folha e 40% na 8ª folha. Os tratamentos foram arranjados em parcelas subdivididas com quatro repetições, em que os híbridos e adubação nitrogenada foram casualizados nas parcelas e nas subparcelas, respectivamente. Foram feitas determinações do teor de clorofila na folha (índice SPAD, avaliado com clorofilômetro) e do teor de N total na folha nas fases de 4a e 8a folhas e florescimento, bem como avaliado o rendimento de grãos ao final do experimento. A leitura obtida pelo clorofilômetro portátil foi eficiente para diagnose precoce do teor de N na 4ª folha das cultivares de milho AG9010 (superprecoce) e P32R21 (precoce). Para o híbrido DKB333B (normal), não houve correlação entre o índice SPAD e o teor de N na 4ª folha completamente expandida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado