EFEITO DO TAMANHO DA PARTÍCULA E DO TIPO DE SILO SOBRE O VALOR NUTRITIVO DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor, L. MOENCH)
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v4n02p%25pPalavras-chave:
silo tipo torta, silo tipo laboratorial, sorgo silageiroResumo
O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito do tamanho da partícula (pequena = 1,4cm e grande = 3,5cm) sobre a composição bromatológica e o perfil fermentativo da silagem de sorgo obtida em diferentes tipos de silo de conservação (tipo laboratorial PVC e tipo comercial torta). Depois de abertos os silos, estes foram amostrados, para as análises laboratoriais. Os resultados mostraram que parâmetros como teor de matéria seca, de proteína bruta e conteúdo de lignina das silagens produzidas não tiveram efeitos associativos ou isolados (P> 0,05) frente aos fatores tamanho de partícula (pequena e grande) e tipo de silo de conservação (tipo experimental - PVC e tipo torta). Os parâmetros N insolúvel em detergente neutro, N insolúvel em detergente ácido, fibra em detergente ácido, celulose, digestibilidade in vitro da matéria orgânica, energia digestível e eficiência de compactação com base na matéria seca ou matéria verde das silagens experimentais tenderam a apresentar qualidade diferenciada (P< 0,05), sob efeitos individuais do tamanho da partícula ou do tipo de silo de conservação, enquanto parâmetros como N amoniacal, pH, teores de matéria orgânica, fibra em detergente neutro e hemicelulose mostraram-se diretamente dependentes do efeito associativo entre tamanho da partícula e tipo de silo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado