TAMANHO ÓTIMO DE PARCELA EM EXPERIMENTOS COM MILHO RELACIONADO A METODOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v5n01p%25pPalavras-chave:
Zea mays L., tamanho de parcela, planejamento experimental.Resumo
Tendo como objetivo identificar as causas da variação nas estimativas do tamanho ótimo de parcelas, obtidas por diferentes métodos, e as repercussões na precisão e na área total por tratamento dos experimentos com a cultura de milho, foi conduzido um experimento com quatro bases genéticas distintas. Cada genótipo foi repetido em quatro parcelas de 96 unidades básicas. Foram ajustados dois modelos que relacionam a variância ou o coeficiente de variação com os tamanhos das parcelas, visando a estimativa do tamanho ótimo de parcela, segundo três metodologias, além da proposta de Hatheway. As duas fórmulas apresentadas por Thomas, comparadas ao método da máxima curvatura modificada (Meier & Lesseman), subestimam o tamanho ótimo de parcela, porque aumentam o número de repetições, para manter mesma precisão em igual área experimental. O rendimento de grãos das parcelas de uma unidade básica não interfere na estimativa do tamanho ótimo de parcela. A estimativa da variância entre parcelas de uma unidade básica e o índice de heterogeneidade interferem no tamanho ótimo de parcela e, conseqüentemente, o tamanho ótimo de parcela também depende do tamanho da unidade básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado