RELAÇÃO ENTRE DANOS MECÂNICOS, TRATAMENTO FUNGICIDA E INCIDÊNCIA DE PATÓGENOS EM SEMENTES DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v5n03p%25pPalavras-chave:
qualidade de sementes, sanidade de sementes.Resumo
Com o propósito de estudar as relações existentes entre a ocorrência de danos mecânicos, o tratamento fungicida e a incidência de patógenos, três amostras de sementes de milho (cultivar CO32), com diferentes intensidades de danos mecânicos, foram avaliadas quanto às características fisiológica e sanitária, na presença e na ausência de tratamento fungicida. Para tanto, as três amostras de sementes, sem nenhum tratamento fungicida, foram submetidas aos testes de frio e de envelhecimento acelerado e ao teste de papel de filtro com congelamento (em que avaliaram-se as incidências de Fusarium moniliforme, Aspergillus sp., Penicillium sp. e Cephalosporium sp.). Em seguida, as sementes das três amostras foram submetidas ao tratamento fungicida com captan e fludioxionil + metalaxil, nas doses recomendadas para tratamento de sementes e novamente submetidas aos testes de frio, de envelhecimento acelerado e ao teste de papel de filtro com congelamento. Verificou-se que houve redução do potencial fisiológico das sementes e aumento da incidência dos patógenos com o aumento da ocorrência de danos mecânicos. Os fungicidas proporcionaram, ainda controle eficiente dos patógenos associados às sementes, refletindo em melhoria na qualidade fisiológica das mesmas, independente da intensidade de ocorrência de danos mecânicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado