EFEITO ENTOMOTÓXICO DE NOVOS ISOLADOS DE Bacillus thuringiensis EM DUAS POPULAÇÕES DE Spodoptera frugiperda ORIUNDAS DE MINAS GERAIS E DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n02p%25pPalavras-chave:
Zea mays, lagarta-do-cartucho.Resumo
O trabalho foi realizado no Laboratório de Entomologia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), com o objetivo de verificar a suscetibilidade de lagartas de Spodoptera frugiperda, oriundas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a isolados da bactéria entomopatogênica Bacillus thuringiensis (Bt) e também observar possíveis diferenças nas suscetibilidades entre as populações. Foram testados 31 isolados de Bt, distribuídos em quatro experimentos, sobre lagartas de segundo ínstar da lagarta-do-cartucho. Nas avaliações feitas no sétimo dias após a aplicação dos tratamentos, apenas nos isolados 6 e 9 foram observadas diferenças de suscetibilidade entre as populações e, independente da comparação entre as populações, os isolados 11, 25, 26, 27 e 229 foram os mais promissores, pois causaram 100% de mortalidade nas lagartas de S. frugiperda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado