PRODUTIVIDADE DE CULTURAS E ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM LATOSSOLO AFETADOS PELO SISTEMA DE MANEJO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n03p%25pPalavras-chave:
milho, soja, aveia-pretaResumo
O preparo do solo compreende um conjunto de práticas que objetivam a preservação de suas características físicas, químicas e biológicas, oferecendo condições ideais para a semeadura, a germinação e o desenvolvimento das plantas. Este trabalho teve por objetivo avaliar o rendimento de culturas e alterações nas propriedades físicas de um Latossolo Vermelho distrófico típico submetido a diferentes sistemas de preparo. O estudo foi desenvolvido na Fazenda de Ensino e Pesquisa da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP. O delineamento utilizado foi o completamente casualizado, com três tratamentos e três repetições: preparo convencional; preparo com escarificador e semeadura direta. O experimento foi instalado em 1992 e o presente estudo refere-se ao período de 1996 a 1998. Nos anos de 1996 e 1997, cultivaram-se milho e feijão e em, 1998, soja e aveia-preta. Avaliou-se a macroporosidade, microporosidade, porosidade total (PT), densidade do solo em três camadas (0-5, 5-15 e 15-30 cm) e o rendimento das culturas, sob os diferentes tratamentos. Os sistemas de manejo de solo propiciaram alterações nos seus atributos físicos, tanto em profundidade quanto entre épocas. Dessa forma, as alterações nas propriedades físicas do solo causadas pelos sistemas de manejo demonstraram relação com os rendimentos das culturas, os quais foram superiores no sistema de semeadura direta, com exceção do milho, em 1996, quando se obteve a menor produtividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado