DESEMPENHO DE NOVILHOS CONFINADOS ALIMENTADOS COM SILAGENS DE MILHO OU SORGO, ASSOCIADAS A TRÊS NÍVEIS DE CONCENTRADO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n03p%25pPalavras-chave:
confinamento, ganho de peso, silagem de sorgo.Resumo
O experimento foi conduzido no Núcleo de Produção Animal (NUPRAN) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)e teve por objetivo avaliar o desempenho de novilhos em confinamento, alimentados com silagens de milho (Zea mays) ou sorgo (Sorghum bicolor), associadas a três níveis de concentrado, num esquema fatorial 2 x 3: dois volumosos (silagem de milho e silagem de sorgo) e três níveis de concentrado (0,8, 1,0 e 1,2% do peso vivo). Foram utilizados 36 novilhos inteiros, da raça Charolês, provenientes do rebanho da própria estação, com idade média de oito meses e peso vivo médio inicial de 266 kg. A dieta à base de silagem de milho proporcionou maior ganho de peso e melhor conversão alimentar para bovinos em confinamento, em relação à dieta a base de silagem de sorgo. A silagem de sorgo, quando associada à suplementação de concentrado, na proporção de 1,2% do peso vivo, não apresentou limitação energética para propiciar ingestões de matéria seca e ganhos de peso similares às dietas com silagem de milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado