POTENCIAL FORRAGEIRO DE SEIS HÍBRIDOS DE SORGO COM CAPIM SUDÃO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v7n01p%25pResumo
Avaliaram-se quatro híbridos experimentais e duas cultivares comerciais de Sorghum bicolor cv bicolor x Sorghum bicolor cv sudanense quanto às características agronômicas: produções de matéria verde por hectare (MV/ha), matéria seca (MS/ha), altura das plantas, número de plantas/ha, taxa de rebrota e relação folha/haste. Os plantios ocorreram na transição do período seco para o período chuvoso. Os híbridos foram submetidos a três cortes sucessivos, realizados em duas épocas de plantio. Foi empregado um delineamento experimental de blocos ao acaso e a comparação de médias foi efetuada pelo teste de SNK, a 5% de probabilidade. Os híbridos estudados não diferiram para a maioria das características avaliadas, com exceção da população de plantas, em que o híbrido experimental ATF 54 x CMSXS 912, com 848 mil plantas/há, foi semelhante (P > 0,05) aos híbridos testemunhas (comerciais) AG2501C, com 780 mil plantas/ha, e ao BRS800, com 749 mil plantas/ha, sendo superior (P < 0,05) aos demais híbridos. Os resultados de produtividade indicam o potencial dos híbridos de sorgo com capim Sudão estudados para serem utilizados como alternativa para a produção de forragem em regime de corte, na transição do período seco para o período chuvoso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado