QUALIDADE NUTRICIONAL DE SEIS HÍBRIDOS DE SORGO COM CAPIM SUDÃO SUBMETIDOS A ÉPOCAS DE PLANTIO E CORTES DISTINTAS SUDÃO SUBMETIDOS A ÉPOCAS DE PLANTIO E CORTES DISTINTAS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v7n01p%25pPalavras-chave:
forragem, regime de corte, Sorghum bicolor, valor nutritivo.Resumo
Foram avaliados quatro híbridos experimentais (ATF 54 x CMSXS 912, CMSXS 156 x CMSXS 912, CMSXS 157 x CMSXS 912 e CMSXS 210 x CMSXS 912) e duas cultivares comerciais de Sorghum bicolor cv bicolor X Sorghum bicolor cv sudanense (AG2501C e BRS800) quanto ao valor nutritivo: produções de MS digestível (MSD t/ha), digestibilidade in vitro da MS (DIVMS%), proteína bruta (PB%), fibra em detergente neutro (FDN%), fibra em detergente ácido (FDA%), fósforo (P%) e cálcio (Ca%). Os híbridos foram submetidos a três cortes sucessivos e o plantio foi realizado em duas épocas diferentes. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso e a comparação de médias foi efetuada pelo teste de SNK, a 5% de probabilidade. Os híbridos ATF 54 x CMSXS 912 e AG 2501-C apresentaram valores médios de produção 1,28 t de MSD/ha superiores nas duas épocas de plantio. Ocorreram diferenças entre os híbridos quanto aos teores de PB, com valor médio de 16,33%, Ca com valores entre 0,42% e 0,49% e teores de P com valor médio de 0,26%. O híbrido BRS 800 foi superior (p < 0,05) quanto ao teor médio de P (0,28%), teor médio de PB (17,32%), sendo semelhante ao híbrido CMSXS 210 x CMSXS 912, que obteve o valor de 16,75%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado