INFLUÊNCIA DA PALHADA DE GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PLANTA DE MILHO E DAS PLANTAS DANINHAS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v7n03p%25pPalavras-chave:
cobertura morta, Brachiaria brizantha, Pennisetum glaucum, Sorghum bicolor x Sorghum sudanens, Zea mays L.Resumo
Avaliou-se o efeito da palhada de gramíneas forrageiras (capim braquiarão, milheto e sorgo forrageiro) sobre o desenvolvimento da planta de milho e das plantas daninhas, em experimento realizado na Embrapa Milho e Sorgo, no período de março de 2006 a fevereiro de 2007. Os tratamentos foram constituídos pelas três plantas de cobertura, sofrendo ou não um corte após 60 dias de implantação das parcelas, mais um tratamento sem cobertura (pousio). A cobertura de capim braquiária interferiu negativamente no stand inicial, altura de plantas e de espigas. O diâmetro de colmo das plantas de milho na cobertura de milheto foi inferior. Não houve diferença significativa entre as coberturas e nem destas com relação ao pousio, para os demais parâmetros. Também não houve efeito significativo do corte sobre nenhuma das características agronômicas analisadas e nem para os dados de produção do milho. Nas três espécies de cobertura, os percentuais de redução na infestação de plantas daninhas em relação à testemunha sem palha (pousio) foram altos O efeito do corte não foi significativo na supressão de plantas daninhas. O capim braquiária foi superior no percentual de redução da infestação de plantas daninhas e na produção de palha, indicando provável correlação entre as duas variáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado