CRUZAMENTOS INTERVARIETAIS DE MILHO AVALIADOS EM ESQUEMA DIALÉLICO PARCIAL
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v7n03p%25pPalavras-chave:
variedades locais, dialelo parcial, Zea mays L.Resumo
Um total de 36 genótipos, sendo cinco variedades locais, cinco variedades melhoradas, seus respectivos híbridos intervarietais e uma variedade comercial utilizada como testemunha foram avaliados em esquema dialélico parcial, em dois ambientes. O objetivo do trabalho foi identificar cruzamentos com potencial produtivo e com características agronômicas favoráveis, como ciclo precoce e porte baixo de planta e de espiga. Foram avaliados cinco caracteres: florescimento masculino e feminino, altura da planta, altura da espiga e produção de grãos. Como não foi detectada diferença significativa em relação aos dois ambientes avaliados, a análise dialélica foi efetuada com a média dos ambientes. Considerando os dois grupos de variedades, as maiores estimativas da capacidade geral de combinação (CGC) foram obtidas para a variedade local Carioca (375,46) e para a variedade melhorada BR 106 (731,36). As melhores estimativas para a capacidade específica de combinação (CEC) foram obtidas com os híbridos intervarietais: Pedra Dourada x Sol da Manhã (1071,44), Carioca x BR 106 (789,94), Palha Roxa SC x BRS 4150 (786,84) e Palha Roxa ES x Eldorado (768,04). Os resultados mostram que as variedades melhoradas BR 106, BRS 4150 e Eldorado podem contribuir para o melhoramento das variedades locais, ampliando sua variabilidade genética, e para caracteres agronômicos, como porte da planta e produção de grãos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado