SAAT: TRANSFORMAÇÃO GENÉTICA MEDIADA POR AGROBACTERIUM APÓS SONICAÇÃO DE EMBRIÕES IMATUROS DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v7n02p%25pPalavras-chave:
Zea mays, ensaios de GUS.Resumo
O bombardeamento de partículas e a transformação mediada por Agrobacterium são os dois principais processos para introdução assexuada de genes em milho. Uma nova possibilidade e potencialmente mais eficiente método para transformar plantas via Agrobacterium foi desenvolvido para atingir a célula apropriada do tecido-alvo. Essa nova técnica, chamada transformação mediada por Agrobacterium após sonicação – SAAT, envolve rápidos períodos de ultrassonicação na presença de Agrobacterium. SAAT produz pequenos e uniformes furos ou canais através dos tecidos, permitindo um fácil acesso da Agrobacterium aos tecidos internos das plantas. O objetivo do presente trabalho foi transformar embriões imaturos de linhagens tropicais de milho usando a técnica de SAAT. Embriões imaturos de milho foram cultivados por cinco dias, em meios para indução de calos. Antes do tratamento de SAAT, os embriões foram inoculados com Agrobacterium LBA4404 contendo o plasmídio pCAMBIA C2-208 e submetidos à sonicação por 30 segundos. Foi analisada a expressão transiente em diferentes processos usados para transformação genética, sendo observado que de 37,5 a 87,5% dos embriões foram positivos para o teste histoquímico da B glucuronidase (Gus). Calos resistentes à higromicina, obtidos de meios de cultivo contendo 30mg/L de higromicina, foram usados para regeneração de plantas em meio basal MS suplementado com 0,5mg/L IBA (ácido indol butírico) e 1mg/L BAP (Benzilaminopurina). Foi verificada a expressão de GUS nas folhas das plantas regeneradas e resistentes à higromicina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado