PRODUTIVIDADE DE PALHA E DE MILHO NO SISTEMA SEMEADURA DIRETA, EM FUNÇÃO DA ÉPOCA DA APLICAÇÃO DO NITROGÊNIO NO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v8n01p%25pPalavras-chave:
aveia-preta, ciclagem de nutrientes, cobertura do solo.Resumo
Estratégias que busquem aumentar a produtividade de palha pelas culturas devem ser implementadas na região dos Cerrados, no sentido de consolidar o plantio direto. Objetivou-se avaliar a influência das épocas de aplicação e do parcelamento da fertilização nitrogenada suplementar à adubação de semeadura no milho sobre a produtividade de palha de aveia preta, espécies espontâneas e a influência desse parcelamento nos diversos componentes da cultura. Os tratamentos constaram da aplicação de 70kg/ha de nitrogênio, como dose suplementar à adubação de semeadura do milho, em épocas distintas: na semeadura da aveia-preta; oito dias antes da semeadura do milho; em cobertura, quando as plantas tinham quatro a cinco folhas; em cobertura, quando as plantas tinham sete a oito folhas. Na semeadura, aplicaram-se 42kg/ha de N em todas as parcelas. A adubação nitrogenada aplicada na semeadura da aveia não resultou em aumento da produtividade de palha, na entressafra. Houve aumento da produtividade de palha pelo milho quando se aplicou o nitrogênio suplementar à semeadura, assim como a aplicação mais próxima da semeadura proporcionou aumento da produtividade em relação à aplicação do fertilizante na semeadura da aveia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado