DESEMPENHO VEGETATIVO E QUALITATIVO DO SORGO FORRAGEIRO (Sorghum bicolor X Sorghum sudanense) EM MANEJO DE CORTES
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v9n3p298-313Palavras-chave:
fibra em detergente neutro, Sorghum bicolor x Sorghum sudanenseResumo
O objetivo foi estudar o efeito associativo entre híbridos de sorgo forrageiro (Sorghum bicolor x Sorghum sudanense): AG-2501C; XBS-79001; P-855F e BRS-800 e período de avaliação durante o ciclo vegetativo da cultura (40, 75, 110 e 145 dias após plantio), sobre o desempenho vegetativo produtivo e qualitativo da planta em manejo de cortes. O delineamento experimental foi o de blocos inteiramente casualizados com quatro repetições, num esquema fatorial 4x4. Os fatores híbrido e data de avaliação interagiram (P > 0,05 ) sobre a produção de matéria seca, participação de colmo e de folhas na planta, teores de matéria seca, de proteína bruta e de fibra em detergente neutro da planta inteira e dos componentes colmo e folhas. Não houve interação ( P < 0,05) entre híbrido e data de avaliação somente para os teores de fibra em detergente ácido da planta inteira, do colmo e das folhas, mostrando valores médios de 37,35; 43,24 e 35,69%, respectivamente. Os híbridos mostraram variabilidade na relação folha/colmo, na produção de matéria seca e qualidade dos constituintes estruturais da planta dentro do ciclo produtivo, indicando sob avaliação somativa dos parâmetros que o híbrido P-855F foi o mais estável ao manejo de corte para alimentação de ruminantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado