AVALIAÇÃO DE COMPONENTES ESTRUTURAIS DA PLANTA DE HÍBRIDOS DE MILHO COLHIDOS EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n1p47-55Palavras-chave:
zea mays, forragem, silagem, ponto de colheita.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção dos componentes estruturais bem como suas concentrações na matéria seca total da planta de milho colhidas em diferentes estádios de maturação. Foram avaliados os híbridos AG 1051, AG 4051, AG 5011, DOW 2B710, DOW 2C577, DOW 2A525, NB 7315 e P 30F90, em três épocas de corte: meia linha de leite (½ LL), três quartos da linha de leite (¾ LL) e camada negra (CN). O experimento foi realizado em Lavras, MG, Brasil, no ano agrícola 2007/2008. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com três repetições em esquema fatorial 8 x 3. Houve uma redução na participação das frações vegetativas na matéria seca total ao longo dos estádios de maturação, exceto para o sabugo. O componente grão aumentou sua produção e participação na matéria seca. As maiores produtividades e participações em ordem decrescente foram de grão, colmo, folha, palha e sabugo. A fração folha é a que mais contribuiu para o enchimento dos grãos. A alteração das relações entre as frações ao longo dos estádios avaliados pode ser uma das causas da perda na qualidade da forragem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado