INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DOS COMPONENTES DA PLANTA DE MILHO NA DEGRADABILIDADE DA MATÉRIA SECA DA PLANTA INTEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n2p158-170Palavras-chave:
zea mays, forragem, digestibilidade da plantaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação e a influência das características qualitativas dos componentes da planta de milho na qualidade da forragem de híbridos de alta e baixa degradabilidade da matéria seca da forragem. Oito cultivares de milho foram colhidas em três estádios de maturação dos grãos, meia linha de leite (½ LL), três quartos da linha de leite (¾ LL) e camada negra (CN). Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial oito (híbridos) x três (épocas de corte) x duas (épocas de semeadura), com três repetições. Neste trabalho, ficou evidente a importância da qualidade dos componentes vegetativos, pois o grupo de melhor qualidade da forragem apresentou qualidade superior em todos os componentes estudados. A degradabilidade dos componentes vegetativos tem correlação maior com a degradabilidade da matéria seca da planta inteira do que a degradabilidade e densidade de grão. O avanço na maturidade afeta a degradabilidade (DEG), fibra em detergente neutro (FDN) e a fibra em detergente neutro degradável (FDND) da planta inteira e seus componentes, exceto para FDN degradável de colmo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado