CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA DE BOVINOS E DIGESTIBILIDADE DE SILAGENS DE MILHO (Zea mays L.) COM ADIÇÃO DE AÇÚCAR OU INOCULANTE ENZIMO-BACTERIANO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n3p235-246Palavras-chave:
espessura de gordura.Resumo
O experimento foi conduzido na Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava, PR, com o objetivo de avaliar o efeito da adição de açúcar ou inoculante enzimo-bacteriano em silagens de milho (Zea mays L.) sobre as características da carcaça de novilhos terminados em confinamento. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, constituído por três tratamentos (T1 - silagem de milho controle; T2 - silagem de milho com açúcar e T3 - silagem de milho com inoculante enzimo-bacteriano). O confinamento teve duração de 96 dias de avaliação, com 18 novilhos de peso vivo médio inicial de 340 kg. Animais terminados com silagem contendo inoculante enzimobacteriano tiveram maior espessura de gordura (4,7 contra 3,7 mm) e melhor classificação na distribuição da gordura (5,5 contra 3,8 mm) frente às dietas contendo silagem com açúcar ou sem aditivos. Os componentes não integrantes e de rendimento de carcaça não sofreram alterações em função do uso de açúcar ou do inoculante enzimo-bacteriano na silagem. Maior digestibilidade aparente da matéria seca foi obtida nas dietas à base de silagens com adição de açúcar (69,68%) ou inoculante (68,59%), comparativamente à silagem controle (66,83%).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado