RESPOSTA ECONÔMICA DO USO DE DIFERENTES ADITIVOS NA SILAGEM DE MILHO NO SISTEMA DE TERMINAÇÃO DE BOVINOS EM CONFINAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v11n1p86-97Palavras-chave:
receita brutaResumo
O experimento teve por objetivo avaliar o efeito da adição de açúcar ou inoculante bacteriano em silagens de milho sobre a resposta econômica de novilhos terminados em confinamento. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, constituído por três tratamentos T1 - silagem convencional sem aditivos; T2 - silagem com adição de açúcar refinado comercial e T3 - silagem com inoculante bacteriano, composto por Enterococcus faecium, Lactobacillus plantarum, Pediococcus acidilatici, amilase, celulase e hemicelulase, com três repetições. O uso de aditivos na confecção da silagem de milho resultou em maiores custos de investimento quando do uso com açúcar ou com inoculante comparado à silagem convencional. As dietas causaram variações no ganho de peso diário, no consumo de matéria seca e no rendimento de carcaça dos animais, de tal forma que a dieta com silagem aditivada com inoculante bacteriano teve maior receita comparativamente às dietas com silagem convencional sem aditivos ou aditivada com açúcar. A silagem de milho aditivada com inoculante bacteriano apresentou a melhor resposta econômica na terminação de novilhos confinados, assim como também possibilitou maior deposição de gordura subcutânea nas carcaças de bovinos jovens terminados em confinamento, comparativamente às dietas com silagem aditivada com açúcar ou convencional sem aditivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado