INFLUÊNCIA DO TIPO DE SEMEADURA NA PRODUTIVIDADE DO CONSÓRCIO SORGO - Urochloa brizantha CV MARANDU NO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v11n1p60-68Palavras-chave:
Marandu, iastagem, plantio, sorghum bicolor.Resumo
O objetivo deste trabalho foi determinar a influência do tipo de semeadura nas variáveis produtivas do consórcio sorgo - Urochloa brizantha. Os tratamentos foram: sorgo consorciado com braquiária na linha e nas entrelinhas de semeadura; sorgo consorciado com braquiária nas entrelinhas de semeadura; sorgo consorciado com braquiária na linha de semeadura; em delineamento em blocos casualizados com cinco repetições A produção de matéria verde da braquiária no consórcio apresentou diferença significativa entre as médias, sendo que a semeadura com a braquiária na linha e nas entrelinhas do sorgo (31,88) e a semeadura com braquiária nas entrelinhas (27,44) foram semelhantes entre si, mas apresentaram diferença em relação ao consórcio do sorgo com braquiária só nas linhas de semeadura (19,00). Já a produção de matéria verde do sorgo não apresentou diferença significativa entre as médias. A produção de matéria seca da braquiária apresentou diferença significativa entre as médias, sendo que a semeadura do sorgo com a braquiária na linha e nas entrelinhas (7,54) foi superior estatisticamente à do sorgo com braquiária nas entrelinhas (6,17) e ao com braquiária na linha de semeadura (4,43). O sistema de plantio que ofereceu maior benefício com maiores valores para produção de matérias verde e seca da braquiária foi o consórcio do sorgo com a braquiária na linha e nas entrelinhas de semeadura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado