ÉPOCAS DE SEMEADURA DE CROTALÁRIA EM CONSÓRCIO COM MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v11n2p156-168Resumo
A versatilidade do consórcio entre culturas produtoras de grãos e leguminosas pode atender às diferentes características dos produtores. No entanto, a escolha da espécie e a época adequada de semeadura são importantes para reduzir a competição entre as culturas. Assim, com o objetivo de aumentar a produção de palha para o sistema plantio direto sem interferência na produtividade do milho, propôs-se experimento no delineamento em blocos casualizados com quatro repetições e 11 tratamentos. Constituídos pelos cultivos exclusivos do milho, Crotalaria juncea e C. spectabilis, como também as épocas de semeadura das crotalárias simultâneas ao milho nos estádios V4, V7 e R4. Permite-se concluir que apenas o consórcio simultâneo deC. juncea nas entrelinhas do milho afetou sua produtividade; a C. juncea em sistema exclusivo produziu 8,05 t ha-1 a mais de matéria seca em relação à C. spectabilis; a utilização da C. spectabilis nas entrelinhas do milho com semeadura simultânea e nos estádios V4 e V7 aumenta a produção de matéria seca total e não interfere na operação de colheita e na produtividade do milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado