VALOR NUTRICIONAL E PERDAS DURANTE A FERMENTAÇÃO DE SILAGENS DE MILHO COM AÇÚCAR OU INOCULANTE
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v11n2p178-189Palavras-chave:
aditivos, estrato no siloResumo
Objetivou-se, com este estudo, avaliar o efeito de silagens de milho aditivadas com açúcar ou inoculante bacteriano comparativamente com a convencional sobre perdas durante o processo fermentativo e valor nutricional. Foram avaliados três tratamentos: silagem sem aditivos (convencional); silagem com adição de açúcar refinado comercial; e silagem com inoculante bacteriano, composto por Enterococcus faecium, Lactobacillus plantarum, Pediococcus acidilatici, amilase, celulase e hemicelulase, avaliados em dois estratos do silo (camada superior e camada inferior). As perdas por estrato no silo foram maiores na camada superior para MS, FDA e FDN; porém, no estrato inferior do silo, as silagens aditivadas não diferiram entre si para perdas de PB. Não houve efeito da aplicação de aditivos sobre as perdas de FDN e FDA, com valores médios de 22,58 e 19,54%, respectivamente. Maiores perdas (p > 0,05) de PB foram obtidas na silagem tratada com inoculante bacteriano (24,25%), em comparação com a tratada com açúcar (20,05%) ou a convencional (0,13%). A silagem aditivada com açúcar teve a menor (p > 0,05) recuperação de MS (83,01%) comparativamente à silagem convencional (85,34 %) e a silagem aditivada com inoculante bacteriano resultou na maior (p > 0,05) recuperação de MS no silo (89 %).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado