ESTUDOS SENSORIAIS PARA DETERMINAÇÃO DA VIDA DE PRATELEIRA DE BARRA DE CEREAIS COM PIPOCA DE SORGO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v11n3p302-311Palavras-chave:
Sorghum bicolor L., cereais em barra, estudo de estabilidadeResumo
O objetivo do trabalho foi determinar a vida de prateleira de barras de cereais elaboradas com pipoca de sorgo, a partir de avaliações sensoriais realizadas por uma equipe treinada, tendo como parâmetro a qualidade global do produto. Os produtos armazenados em duas condições de temperatura (30°C e sob condição acelerada, 40°C) foram avaliados em períodos pré-determinados durante 90 dias. Como alternativa, aplicou-se também um teste rápido de ordenação com consumidores comuns, com o objetivo de verificar se havia preferência pelo produto recém-elaborado em detrimento aos armazenados por 90 dias em condição acelerada. A vida de prateleira em condição acelerada foi estimada em 77 dias por meio dos dados obtidos da regressão linear dos valores da qualidade global, avaliada pelo painel sensorial e pelo tempo de estocagem. A vida de prateleira do produto a 30°C foi de 144 dias. Também foi possível concluir que não houve perda significativa da qualidade global do produto durante os 90 dias de armazenamento, segundo a percepção tanto de provadores treinados, quanto de consumidores comuns de barras de cereais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado