IMPACTO DE DELTAMETRINA EM ARTRÓPODES-PRAGAS E PREDADORES
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v1n01p%25pPalavras-chave:
Spodoptera frugiperda, Zea mays, inimigos naturais, inseticidaResumo
Apesar do amplo uso de deltametrina para controlar pragas do milho, no Brasil, existem poucas informações sobre o seu impacto nos artrópodes associados à cultura. Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da pulverização de deltametrina em atrópodes pragas e predadores mais comuns na parte aérea do milho. O delineamento foi em blocos casualizados, com quatro repetições. No estádio de dez folhas expandidas, o inseticida (Decis 25 CE, 7,5 gi.a./ha) foi pulverizado no cartucho das plantas e amostragens realizadas em dez plantas/parcela (1 dia antes, 7, 10, 14, 21 e 28 dias após a pulverização) determinaram a densidade populacional ou a ocorrência dos artrópodes e a percentagem de plantas atacadas por Spodoptera frugiperda. O inseticida controlou a infestação de S. frugiperda até sete dias após a pulverização e, nesse período, também reduziu em 64% a densidade populacional da cigarrinha Dalbulus maidis nas parcelas tratadas. O inseticida não afetou negativamente o complexo de artrópodes predadores associados à parte aérea do milho, mostrando toxicidade seletiva em favor de ninfas e adultos de Doru luteipes, de um grupo não identificado de formigas e de aranhas. Esses resultados são favoráveis ao uso de deltametrina em programas de manejo de S. frugiperda na cultura do milho, principalmente nos agroecossistemas com elevada abundância de predadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado