USO DE BIOESTIMULANTES NO CRESCIMENTO DE PLANTAS DE Zea mays L.
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v12n3p307-318Palavras-chave:
milho, bioestimulante, cultivar BRS 1055Resumo
Objetivou-se avaliar o efeito bioestimulante de produtos comerciais no desenvolvimento inicial de plântulas de milho da cultivar BRS 1055 quanto aos indicadores de qualidade fitotécnica. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados em esquema fatorial, três bioestimulantes e cinco épocas de amostragem, com quatro repetições. Os indicadores de qualidade fitotécnica avaliados foram altura da planta, diâmetro do caule, área foliar, massa seca das folhas, massa seca do caule e massa seca das raízes. O tratamento T6 (BU-RG + BU-VG) apresentou a maior taxa de crescimento para altura da planta (1,84 cm dia-1). Os tratamentos T5 (BU-EC + BU-VG) e T6 (BU-RG + BU-VG) apresentaram a maior taxa de crescimento em diâmetro do caule (0,25 cm dia-1) e em área foliar (45,76 cm2 dia-1), respectivamente. O tratamento T2 (BU-RG) apresentou a maior taxa de crescimento para a massa seca das folhas (0,15 g dia-1). Os tratamentos T2 (BU-RG), T4 (BU-VG) e T6 (BU-RG + BU-VG) apresentaram maior massa seca do caule (0,10 g dia-1); e T4 (BU-VG) e T6 (BU-RG + BU-VG) para massa seca das raízes (0,17 g dia-1). Os bioestimulantes resultam em efeitos positivos na maioria das características, sendo que proporcionaram o melhor incremento da massa seca das raízes. A forma de aplicação via sementes ou foliar favorece o incremento das características fitotécnicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado