AVALIAÇÃO DAS PERDAS NA ENSILAGEM DE MILHO EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v12n3p319-325Palavras-chave:
estratos do siloResumo
Objetivou-se avaliar o efeito do estádio de maturação do milho R3-R4 com 25,6% de matéria seca (MS) e do R5 com 32,6% de MS sobre as perdas de MS e o valor nutritivo das silagens. As plantas ensiladas no estádio R3- R4 apresentaram maiores perdas de MS (9,8% e 2,6% de MS) e de proteína bruta (8,9 e 0,7% de MS), em relação à planta no estádio R5. Foram observadas maiores perdas de fibra em detergente ácido nas plantas ensiladas no estádio R5 (5,6% de MS), frente à planta ensilada no estádio R3-R4 (2,4% de MS). O estrato superior do silo apresentou temperatura superior (26,5 ºC), comparativamente ao estrato inferior (20,6 ºC). O estádio de maturação influenciou na qualidade nutricional e no valor de pH. A taxa de infiltração de ar na silagem durante o período de fermentação exerceu influência na composição final do produto e nas perdas de nutrientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado