DOSE DE NITROGÊNIO ASSOCIADO A ENXOFRE ELEMENTAR EM COBERTURA NA CULTURA DO MILHO EM PLANTIO DIRETO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v13n1p96-106Palavras-chave:
Zea mays, ureia, fonte de enxofreResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência agronômica de duas fontes de fertilizantes nitrogenados, ureia e ureia com enxofre, associados a diferentes doses em cobertura, na manifestação de caracteres agronômicos na cultura do milho em sistema de plantio direto. O experimento foi conduzido no município de Guarapuava, PR, os tratamentos foram realizados nos estádios de 4 folhas e 6 folhas, sendo: 150 + 150 kg ha-1 de N (ureia 45%); 200 + 200 ha-1 de N; 150 + 150 ha-1 de N (ureia 37%) + enxofre (17%); 200 + 200 ha-1 de N (ureia 37%) + enxofre (16%) e o tratamento testemunha (0 kg N e S). As características agronômicas dos híbridos de milho avaliados são dependentes do estado nutricional das plantas e da resposta da cultura à aplicação de nitrogênio e enxofre em cobertura, sendo esta em função da formulação e da dose utilizadas. Houve aumento na produtividade de grãos de milho quando associado o uso do fertilizante em cobertura a ureia com enxofre 200 + 200 ha-1, frente aos demais tratamentos avaliados em cobertura, independente do híbrido utilizado. Os tratamentos em cobertura com nitrogênio e enxofre proporcionaram maiores teores foliares de enxofre, quando comparados aos tratamentos com nitrogênio e tratamento testemunha, ambos sem enxofre na formulação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado