PASTO, SILAGEM E PALHADA NO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NA REGIÃO NORTE DO MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v12n3p293-306Palavras-chave:
Zea mays, Brachiaria brizantha, Oryza sativa, Glycine max, Sorghum bicolorResumo
As pastagens da região de Alta Floresta, MT, apresentam de 10 a 25 anos de implantação, sendo quase a totalidade sem reposição de nutrientes. A integração agricultura-pecuária é uma das opções para a restauração de áreas degradadas. O objetivo do estudo foi estudar estratégias para reformar a pastagem utilizando culturas de grãos no segundo ano de reforma, com consequente produção de pasto e silagem para a época da seca e palhada para a semeadura direta. Foram instalados 10 tratamentos, consorciando-se as culturas de grãos arroz, soja, milho e sorgo com Brachiaria brizantha cv. Marandu, semeadas manualmente, em blocos ao acaso, com três repetições. Os tratamentos foram: 1 - arroz com braquiária defasada (30 dias após emergência, misturada ao nitrogênio de cobertura); 2 - milho silagem com braquiária antecipada (braquiária misturado ao N de cobertura aplicado em pré-semeadura 5 dias antes da semeadura); 3 - milho grão com braquiária antecipada; 4 - milho silagem com braquiária simultânea (braquiária misturada ao fertilizante de semeadura); 5 - milho grão com braquiária simultânea; 6 - sorgo silagem com braquiária antecipada; 7 - sorgo grão com braquiária antecipada; 8 - sorgo silagem com braquiária simultânea; 9 - sorgo grão com braquiária simultânea; 10 - soja com braquiária simultânea. A produtividade de forragem no primeiro corte foi maior no milho para silagem com braquiária antecipada. Todos os consórcios foram eficientes para a produção de forragem, com ênfase na produtividade do capim no último corte na área de soja. A rebrota de sorgo para silagem com braquiária antecipada apresentou a maior produtividade de massa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado