MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Urochloa ruziziensis E PRODUTIVIDADE DA SOJA EM SUCESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v12n3p280-292Palavras-chave:
densidade de plantasResumo
O trabalho foi realizado objetivando definir a densidade ideal de plantas de Urochloa ruziziensis para o consórcio com milho safrinha e avaliar a produtividade da soja em sucessão, em área cultivada sob plantio direto há 10 anos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições, num esquema fatorial 2 x 5. Na safrinha, foram utilizados dois híbridos de milho, cinco densidades de braquiária (0, 5, 10, 20 e 40 plantas m-1 na linha intercalar) e duas cultivares de soja em sucessão aos cultivos de inverno. Verificou-se redução na produção de massa seca do milho e da forragem em consórcio na densidade de braquiária superior a 20 plantas m-1. As maiores produtividades de milho e soja, respectivamente 6,95 e 2,66 Mg ha-1, e o maior número de vagens por planta de soja foram observados no milho consorciado com cinco plantas m-1 de braquiária. O milho safrinha consorciado com U. ruziziensis na densidade de cinco plantas m-1 proporciona melhor rendimento do milho em consórcio, aporte de palha adequada para o plantio direto e melhor desempenho da soja cultivada em sucessão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado