PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO EM RESPOSTA A ADUBAÇÃO POTÁSSICA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v13n2p154-161Resumo
O potássio para a cultura do milho tem um grande impacto na qualidade do produto colhido, influencia positivamente no aumento da massa de grãos por espiga, além de ter grande importância em vários processos bioquímicos, como a fotossíntese, a respiração e a translocação orgânica, sendo um dos nutrientes mais extraídos pela cultura. Assim, o trabalho teve como objetivo estudar a resposta de variedades de milho a quatro doses de potássio em cobertura. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados no esquema fatorial 6 x 4, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos pela combinação de seis variedades de milho (FBT 1, FBT 7, FBT 11, FAT 11, DBT 1 e DBT 11) e quatro doses de potássio (0, 30, 60 e 90 kg ha-1). Os resultados obtidos indicaram que não houve resposta das doses de potássio utilizadas para as características avaliadas das variedades de milho e, dentre as variedades, a DBT 11 apresentou melhor desempenho produtivo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado