INCIDÊNCIA DE Bipolaris bicolor EM SEMENTES DE SORGO GRANÍFERO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v13n2p240-247Palavras-chave:
patologia de sementes, taxonomia de fungos, micologiaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a incidência de Bipolaris sp. em sementes de dez cultivares de sorgo granífero (BRS308, BRS309, BRS310, BRS330, BRS332, AG1040, DKB551, 50A50, AS4610 e 1G282). A análise de incidência foi realizada pelo método blotter test, utilizando sementes das dez cultivares, provenientes de experimento de campo conduzido sem fungicidas. Para cada cultivar (tratamento), foram empregadas oito caixas acrílicas gerbox (25 sementes gerbox-1) no teste de incidência. Após dez dias a 25 ºC e fotoperíodo de 12 h, a avaliação foi realizada examinando-se individualmente todas as sementes em microscópio estereoscópio, a partir das quais micélio foi removido para a confecção de lâminas semipermanentes usadas para caracterização e identificação das espécies de fungos encontradas. Baseando-se nas características dos conídios encontrados nas sementes das dez cultivares, dados da literatura indicaram tratar-se de Bipolaris bicolor. Além disso, as cultivares BRS330 e BRS332 foram as que apresentaram a menor percentagem de incidência de B. bicolor nas sementes, a qual foi de 8,0 e 12,0%, respectivamente. As preparações microscópicas contendo estruturas e esporos do fungo foram depositadas no Laminário Fitopatológico da Universidade Estadual de Goiás.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado