EFEITO DA Azospirillum brasilense NA PRODUTIVIDADE DE MILHO NO SUDOESTE GOIANO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v13n3p261-272Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de um híbrido de milho inoculado com Azospirillum brasilense sob diferentes doses de nitrogênio em cobertura. O experimento foi desenvolvido nas condições de campo em sistema de plantio convencional, na estação experimental do Instituto Federal Goiano (Rio Verde, GO), no ano agrícola de 2012. Os parâmetros avaliados foram: massa de espiga; massa do sabugo; comprimento da espiga; diâmetro da espiga; massa de grãos da espiga; e peso total por parcela, com delineamento experimental de blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos foram dispostos em um arranjo fatorial 1 x 2 x 5, ou seja, um híbrido (DKB 390 YG RR2); ausência e presença de inoculação com A. brasilense; e cinco doses de N em cobertura (0, 25, 50, 75 e 100%), num total de 40 parcelas experimentais. Os dados experimentais foram submetidos à análise de variância pelo teste F e, em caso de significância, as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. A dose ideal de N em cobertura para o milho com inoculação é de aproximadamente 89% da dose recomendada, podendo esta ser variada até 84% sem perda significativa na produtividade ou do efeito de A. brasilense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado