TRATAMENTOS HOMEOPÁTICOS E DENSIDADE POPULACIONAL DE Spodoptera frugiperda (J. E. SMITH, 1797) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) EM PLANTAS DE MILHO NO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v2n02p%25pPalavras-chave:
Zea mays, homeopatia, lagarta-do-cartuchoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a densidade populacional da lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, em plantas de milho tratadas ou não com três preparados homeopáticos: Doru CH4, Euchlaena CH6, Spodoptera CH30. A diluição utilizada foi de 10 gotas do preparado por 500 mL de água. Os tratamentos foram aplicados com pulverizador costal de cinco litros, no intervalo de quatro dias. As avaliações foram feitas a partir do estádio de quarta folha completamente desenvolvida, até o aparecimento da oitava folha. Foi avaliado o número de plantas atacadas pela lagarta-do-cartucho. Os preparados homeopáticos Spodoptera CH30 e Euchlaena CH6 reduziram a população de S. frugiperda nos estádios de quatro, seis e oito folhas completamente desenvolvidas, com nível satisfatório de controle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado