DESEMPENHO PRODUTIVO DE GENÓTIPOS DE MILHO SOB DÉFICIT HÍDRICO

Autores

  • RICARDO SILVA DE SOUSA Universidade Federal do Piauí
  • EDSON ALVES BASTOS Embrapa Meio-Norte
  • MILTON JOSÉ CARDOSO Embrapa Meio-Norte
  • VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO Embrapa Meio-Norte
  • RAMILOS RODRIGUES DE BRITO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v14n1p49-60

Resumo

O trabalho objetivou avaliar o desempenho produtivo de genótipos de milho sob deficiência hídrica, visando identificar aqueles com tolerância à seca. Dois experimentos, sem e com déficit hídrico durante a fase reprodutiva, foram conduzidos no campo experimental da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, PI, de setembro a dezembro de 2010 em delineamento de blocos ao acaso com 36 tratamentos (genótipos) e quatro repetições. As lâminas de irrigação somadas à precipitação pluvial totalizaram 691,6 mm e 490,8 mm para os experimentos sob irrigação plena (IP) e sob déficit hídrico (DH), respectivamente. A fração de esgotamento de água no solo atingiu valores máximos de 26% e 75%, respectivamente, para os experimentos IP e DH. Avaliou-se, em ambos os experimentos, o nº de grãos (NG m-2) e o nº de espigas por metro quadrado (NE m-2), a produtividade de grãos secos (PGS), com 13% de umidade e, a eficiência do uso da água (EUA). O cultivo sob déficit hídrico no solo apresentou 59,23% de redução no NG m-2; 59,5% na PG e 42,9% na EUA. Identificou-se os genótipos com melhor desempenho sob déficit hídrico: AG 7088, 3G 733 5, 1G 703 4, 3G 739 5, 3G 741 5, 2H 828 e 3H 843.

Biografia do Autor

RICARDO SILVA DE SOUSA, Universidade Federal do Piauí

Possui Graduação em Engenharia Agronômica (2006) e Mestrado em Agronomia (2012) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia Agrícola Solo/Centro de Ciências Agrárias/Universidade Federal do Piauí e Doutorando em Agronomia desenvolvendo trabalho de tese na linha de pesquisa "Manejo do Solo e da Água"

EDSON ALVES BASTOS, Embrapa Meio-Norte

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (1990), mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1999). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e participa como colaborador no Curso de Mestrado em Agronomia da Universidade Federal do Piauí. Possui experiência em manejo de irrigação de culturas anuais, especialmente em feijão-caupi, milho e melancia. Atualmente, coordena projetos de pesquisa em demanda hídrica de culturas via lisimetria de pesagem e apoia ações de pesquisa em fenotipagem de gramíneas e leguminosas para tolerância à seca.

MILTON JOSÉ CARDOSO, Embrapa Meio-Norte

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1973), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1985). Atualmente é pesquisador iii da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas, Fitotecnia, Fertilidade de Solo e Nutrição de Plantas atuando principalmente nos seguintes temas: zea mays, vigna unguiculata, phaseolus vulgaris, cultivar, interação genótipo x ambiente, manejo cultural, produtividade e variedade.

VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO, Embrapa Meio-Norte

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia(1967) e mestrado em Estatística Experimental pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo(1980). Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Delineamento Experimental, Estatistica Experimental, Variancia.

RAMILOS RODRIGUES DE BRITO, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu

Doutorando em Agronomia (Irrigação e Drenagem) e Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Estive estagiário na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte (Embrapa Meio-Norte), atuando na área de Irrigação e Drenagem.

Downloads

Publicado

05-11-2015

Como Citar

SILVA DE SOUSA, R., ALVES BASTOS, E., JOSÉ CARDOSO, M., QUEIROZ RIBEIRO, V., & RODRIGUES DE BRITO, R. (2015). DESEMPENHO PRODUTIVO DE GENÓTIPOS DE MILHO SOB DÉFICIT HÍDRICO. REVISTA BRASILEIRA DE MILHO E SORGO, 14(1), 49–60. https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v14n1p49-60

Edição

Seção

Artigos Cientificos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)