EFEITO DA SELEÇÃO GAMÉTICA NO DESEMPENHO DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v2n02p%25pPalavras-chave:
desempenho.Resumo
Com o objetivo de verificar se a posição da semente na espiga afeta diferentemente a produtividade e outros caracteres da planta e se essa diferença pode ser ampliada por meio de ciclos seletivos, foi conduzido o presente trabalho. Para isto, na safra 1995/1996, foram semeadas, em lote isolado, cerca de 3.000 plantas da população CMS-39 e, por ocasião da colheita, tomadas 300 espigas ao acaso. De cada espiga, foram coletadas sementes das extremidades e, posteriormente, as sementes da ponta de cada espiga foram misturadas e o mesmo foi realizado com as sementes da base. Esse procedimento foi repetido de modo análogo por cinco ciclos seletivos. As dez subpopulações, cinco da ponta e cinco da base, foram avaliadas em experimentos conduzidos nas safras 2000/2001 e 2001/2002. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, com seis repetições, segundo esquema de parcelas subdivididas. Os tratamentos nas parcelas foram os cinco ciclos seletivos e, nas subparcelas, a origem das sementes, ponta ou base. Foram considerados os caracteres número de dias para o florescimento masculino e feminino, altura de espiga e produtividade de grãos. Constatou-se que a origem da semente da ponta ou da base não alterou a expressão de vários caracteres avaliados e não foi possível, com a precisão experimental obtida, detectar efeito da seleção indireta para o vigor de pólen pela posição dos grãos na espiga, em todos os caracteres considerados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado