VARIAÇÃO INTRAPOPULACIONAL EM MILHO PARA CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS COM A EFICIÊNCIA DE ABSORÇÃO E UTILIZAÇÃO DE FÓSFORO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v3n01p%25pPalavras-chave:
Zea mays L., sistema radicularResumo
Foram avaliadas famílias endogâmicas S1 (FS 1), obtidas a partir da variedade experimental Eldorado (Nitrodente), em campo e em solução nutritiva, a fim de verificar a variabilidade intrapopulacional para características relacionadas à eficiência de absorção e utilização de fósforo (P). Em campo, foram avaliadas 200 FS 1 quanto à produção de grãos. Em solução nutritiva, foram determinadas características cinéticas de absorção de P e a morfologia do sistema radicular, além da produção de matéria seca, acumulação de P e eficiência de utilização do nutriente de duas subpopulações contrastantes quanto ao caráter produção de grãos. Verificou-se variabilidade entre as FS 1 e entre as subpopulações para a produção matéria seca e de grãos, eficiência de utilização de P, parâmetros cinéticos de absorção de P e morfologia do sistema radicular. Foram caracterizadas duas subpopulações bastante distintas, sendo que ND10, mais produtiva a campo, foi a de maior eficiência de utilização de P, menores Vmax, Km e Cmin e sistema radicular mais extenso. ND2, uma das subpopulações menos produtivas a campo, apresentou a menor eficiência de utilização de P em solução nutritiva, os maiores valores para Vmax, Km e Cmin e o sistema radicular menos desenvolvido. Essa variabilidade existente dentro da população indica o potencial para o melhoramento da variedade para a eficiência no uso de P.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado