NITROGÊNIO FOLIAR COMPLEMENTAR E DIFERENTES POPULAÇÕES DE PLANTAS NA CULTURA DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v18n2p269-280Palavras-chave:
Arranjo de plantas, Zea maysResumo
O uso do N complementar é uma alternativa importante para o fornecimento de N para cultura do milho e resulta em acréscimo de produtividade. Entretanto, estudos que demonstrem a relação entre aplicação de N complementar e a população de plantas são escassos. O propósito deste trabalho foi estudar como a aplicação de N complementar em diferentes populações de plantas influencia a produtividade e os componentes de rendimento da cultura do milho. O experimento foi conduzido em DBC em esquema fatorial 2 x 4 x 5, com quatro repetições, sendo: duas safras (2014/15 e 2015/16), quatro populações de plantas (55.000, 70.000, 85.000 e 100.000 plantas ha-1) e cinco doses de N complementar (0, 5, 10, 15 e 20 kg ha-1 de N). Houve diferença entre as safras para todas as variáveis estudadas. A aplicação de até 10,60 L ha-1 de N complementar apresentou acréscimo de produtividade de 722 kg ha-1. O aumento da população de plantas proporcionou aumento de produtividade, da altura de inserção da primeira espiga e diminuição da MMG, do número de grãos/fileira e grãos/espiga. Não houve interação entre população de plantas e N complementar, sugerindo que o efeito positivo do N complementar é independente da população de plantas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado