QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MILHO EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO MINERAL E ORGÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v3n02p%25pPalavras-chave:
qualidade de sementes, Zea mays.Resumo
Com objetivo de estudar a qualidade de sementes de milho (Zea mays L.), oriundas da variedade BRS Sol da Manhã, que foram cultivadas sob diferentes doses de adubações orgânica e mineral combinadas ou não, avaliou-se no presente experimento os seguintes tratamentos por ha: 1- Ausência de adubação orgânica e mineral; 2- 250kg de 4-14-8 + 100kg de sulfato de amônio; 3- 500Kg de 4-14-8 + 200Kg de sulfato de amônio; 4- 40m3 de composto orgânico; 5- 40m3 de composto orgânico + 250kg de 4-14-8 + 100kg de sulfato de amônio; 6- 40m3 de composto orgânico + 500k de 4-14-8 + 200kg de sulfato de amônio. Amostras de sementes, provenientes de cada tratamento, foram submetidas à avaliação quanto às características físicas e fisiológicas, por meio dos seguintes testes: classificação e distribuição por tamanho, teor de água, peso de 1000 sementes, teste de germinação, primeira contagem do teste de germinação, teste de frio modificado e condutividade elétrica. O delineamento experimental foi inteiramente casualizados com quatro repetições. Do peso total das sementes, em média, 87,3% ficou retido nas peneiras 20 e 22/64”. A aplicação de 40m3 de composto orgânico + 500kg de 4-14-8 + 200kg de sulfato de amônio/ha proporciona produção de sementes maiores, mais pesadas e mais vigorosas em relação aos demais tratamentos. Os tratamentos não afetam a germinação das sementes na primeira contagem. O uso isolado de composto orgânico proporciona sementes com alta germinação, semelhante ao uso da adubação mineral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado