INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE CÁLCIO E ALAGAMENTO DO SOLO SOBRE CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS DAS FOLHAS DE MILHO (Zea mays L.) “SARACURA” BRS-4154
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v3n03p%25pPalavras-chave:
Poaceae, hipoxia, nutriente, morfologia.Resumo
A cultivar de milho “Saracura” BRS-4154 apresenta-se tolerante às condições de hipoxia decorrentes do encharcamento do solo. Alterações fisiológicas e anatômicas estão envolvidas no processo de adaptação de plantas a ambientes com baixa pressão de oxigênio. Ao mesmo tempo, o cálcio, além de ser um elemento estrutural que participa dos constituintes da parede celular, mostrou-se eficiente no aumento da tolerância de plantas do milho “Saracura” submetidas a estresse gasoso. O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações morfo-anatômicas das folhas da cultivar de milho “Saracura” sob influência da aplicação de cloreto de cálcio e alagamento do solo em plantas em estádio de floração. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, cujos tratamentos consistiram na aplicação ou não de cálcio ao solo com irrigação normal ou alagamento. Cortes transversais e paradérmicos foram preparados de acordo com as técnicas usuais de microtécnica vegetal. Foram observadas alterações significativas para o tamanho dos estômatos, ângulo de curvatura de lâmina foliar, diâmetro polar de células buliformes e espessura de nervura mediana, feixe vascular, metaxilema, mesofilo, epiderme das superfícies adaxial e abaxial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado