ÍNDICES DE SELEÇÃO PARA IDENTIFICAR GENÓTIPOS DE SORGO GRANÍFERO TOLERANTES AO ESTRESSE HÍDRICO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v18n3p379-395Palavras-chave:
Sorghum bicolor, esetresse abioticoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes índices na identificação de híbridos de sorgo granífero adaptados aos ambientes com e sem estresse hídrico. Foram avaliados 16 híbridos em ambientes com e sem estresse hídrico, em três anos de cultivo, em Nova Porteirinha-MG. Nos ensaios com estresse hídrico, a irrigação foi suspensa aos 45 dias após a semeadura, pouco antes do florescimento. Nos ensaios sem estresse hídrico os híbridos foram irrigados até a maturação fisiológica dos grãos, 85 dias após a semeadura. Os índices de tolerância à seca por híbrido foram calculados com base no rendimento de grãos por parcela para os ambientes com estresse hídrico, sem estresse hídrico e significância do rendimento de grãos em condições com estresse e sem estresse hídrico. O estresse hídrico proporcionou redução no rendimento de grãos nos três anos de cultivo. Os índices MP (produtividade média), GMP (produtividade média geométrica) e MRP (desempenho relativo médio) foram adequados para seleção de genótipos de sorgo tolerantes ao estresse hídrico pós-florescimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado