EFEITO DA APLICAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE SUINOCULTURA NAS CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v3n03p%25pResumo
A restrição de área para exploração agrícola, devido ao relevo bastante acidentado da Zona da Mata Mineira, tem contribuído para a aplicação de grandes quantidades de águas residuárias de suinocultura na fertirrigação de forrageiras e cultivos anuais. Tais aplicações podem estar provocando riscos de poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas, além da possibilidade de ocasionar fitotoxidez. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito da aplicação de quatro lâminas de água e de águas residuárias de suinocultura na extração de nutrientes do milho para silagem. Foram instalados 24 lisímetros de percolação, sendo que em 8 deles aplicou-se água (A), em 8 aplicou-se água residuária bruta (ARB) e nos demais água residuária peneirada (ARP). As lâminas aplicadas correspondiam a 0,5ET0 (50% da evapotranspiração potencial de referência), 1,0ET0, 1,5ET0 e 2,0ET0. Cultivou-se milho por 140 dias. Análises de macro e micronutrientes foram realizadas no solo, na planta e nas águas aplicada e percolada. Com base nos resultados obtidos concluiu-se que: os conteúdos dos nutrientes analisados nas plantas de milho foram estatisticamente iguais nos tratamentos com águas residuárias e superiores à testemunha; as maiores produtividades foram obtidas nos tratamentos com águas residuárias e o peneiramento da água residuária e as diferentes lâminas aplicadas não afetaram a produtividade e a extração de nutrientes do milho para silagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado