PHYSIOLOGICAL QUALITY IN SEEDS FROM HAPLOID INDUCERS IN MAIZE
DOI:
https://doi.org/10.18512/rbms2021v20e1214Palavras-chave:
Zea mays L.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica em sementes de indutores de haploidia de diferentes tipos e origens. Para tanto, entre dezembro de 2015 e março de 2016, foi realizada uma série de avaliações da qualidade fisiológica de nove genótipos indutores de haploidia em milho, a saber: os indutores gimnogenéticos Stock 6, TAIL P1 e TAIL P2; o híbrido entre os indutores TAIL P1 x TAIL P2; o híbrido TAIL P2 x TAIL P1, análogo ao híbrido anterior, mas com inversão do progenitor feminino no cruzamento; e indutores androgenéticos W23, 90109 igig, 91202 igig e 91207 igig. Os testes realizados foram germinação, envelhecimento acelerado, emergência em leito, índice de emergência, massa fresca e seca, comprimento da parte aérea e raiz e a relação entre essas características, a umidade e o peso de 100 sementes. Os resultados indicaram que a qualidade fisiológica melhorou ao longo da seleção para maior indução haplóide. O sistema de indução de haploidia (andorgenético ou gimnogenético) não interfere na qualidade fisiológica, porém os resultados obtidos reforçam a necessidade de cuidados na multiplicação e conservação de sementes indutoras de haploidia em condições tropicais para uso no melhoramento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado