ESPÉCIES PARA COBERTURA E QUALIDADE DOS RESÍDUOS VEGETAIS NA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO EM REGIÃO DE INVERNO SECO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v4n02p%25pPalavras-chave:
sorgo, milheto, cobertura mortaResumo
Em regiões de clima tropical, a temperatura e a umidade são elevadas. Assim, na seleção de espécies destinadas à cobertura do solo em sistema de plantio direto (SPD), deve-se considerar a quantidade e a qualidade dos resíduos vegetais. Dessa forma, objetivou-se avaliar a quantidade e a qualidade de resíduos vegetais, produzidos num curto período de tempo, visando à implantação do SPD em região de inverno seco. O experimento foi conduzido no ano agrícola de 1999/00, na Fazenda Experimental Lageado, da Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP-Botucatu (SP), em Nitossolo Vermelho. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por: 1-Sorghum bicolor (L.) Moench (grupo racial Guiné), cv. A; 2-Sorghum bicolor (grupo racial Guiné), cv. B; 3- Pennisetum glaucum (L.) R. Br., cv. BN2; 4- Panicum dichotomiflorum Mix; 5- vegetação espontânea. As espécies de cobertura foram dessecadas aos 53 dias após a emergência. Foram avaliadas a produção de matéria seca (MS), teor e acúmulo de macronutrientes e relação C/N, além da composição química, soma de cátions (Ca, Mg, Mn, K e Na) e condutividade elétrica dos extratos vegetais da parte aérea. O Pennisetum glaucum, no verão, apresentou elevado potencial para produção de MS, persistência da palhada e reciclagem de nutrientes, em curto período de desenvolvimento. O Panicum dichotomiflorum apresentou a possibilidade de colheita dos grãos antes da dessecação. Os sorgos do grupo racial Guiné (cv. A e B) destacaram-se como os resíduos mais eficazes na neutralização de H+Al e no acúmulo de Ca, Mg e K no perfil do solo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado