DINÂMICA POPULACIONAL DE AFÍDEOS EM CULTIVARES DE MILHO SAFRINHA E INFLUÊNCIA SOBRE SEUS PARASITÓIDES
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n02p%25pPalavras-chave:
Rhopalosiphum maidis, Rhopalosiphum padi, Lysiphlebus.Resumo
O objetivo deste trabalho foi estudar a dinâmica populacional de afideos em genótipos de milho, na safrinha, ao longo do ciclo da cultura e a influência dos genótipos sobre parasitóides dos pulgões. Empregou-se o delineamento estatístico em blocos ao acaso e avaliaram-se 53 híbridos simples e triplos mais a variedade AL Bandeirante, em Cruzália, SP, em 2006. As avaliações foram realizadas aos 39, 53, 67 e 75 dias após a semeadura, amostrando-se cinco plantas em duas linhas de 5,0m de comprimento. Uma folha de papelão foi colocada sobre a parte basal do cartucho, com abertura de 3 x 3cm e área total por parcela de 45cm2 e contou-se, em seu interior, a quantidade de pulgões adultos ápteros, adultos alados, ninfas e parasitados. As espécies de afídeos encontradas foram Rhopalosiphum maidis e Rhopalosiphum padi, os quais foram parasitados, exclusivamente, por Lysiphlebus sp. O período de maior ocorrência dos afídeos foi aos 53 dias após a emergência, antes da abertura do pendão. Houve diferença entre as cultivares quanto à população de afídeos e parasitóides, destacando-se o híbrido AS 1567 e 30F87 com as maiores quantidades de ninfas e parasitismo, respectivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado