ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS DA PRODUÇÃO DE GRÃOS DAS POPULAÇÕES DE MILHO UFVM 100 E UFVM 200, SUMETIDAS A DÉFICIT HÍDRICO DAS POPULAÇÕES DE MILHO UFVM 100 E UFVM 200, SUMETIDAS A DÉFICIT HÍDRICO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v7n01p%25pPalavras-chave:
Zea mays L.Resumo
Objetivando estimar os parâmetros genéticos quanto ao caráter peso de grãos de duas populações de milho, a fim de verificar seu potencial genético em condições contrastantes quanto à disponibilidade de água, foram tomadas, ao acaso, 49 famílias de meio-irmãos (FMI) de cada uma das populações UFVM 100 e UFVM 200, para avaliar a tolerância ao déficit hídrico com a utilização de dois conjuntos de experimentos, representando déficit hídrico e condições ótimas de irrigação. Os experimentos foram instalados no delineamento em látice 7 x 7, com duas repetições. A irrigação foi aplicada por aspersão e, para seu manejo, utilizou-se o tensiômetro. Os experimentos foram irrigados sempre que o potencial hídrico do solo apresentava –0,03 MPa; no entanto, os experimentos sob estresse hídrico não foram irrigados durante sete dias, até que o potencial hídrico do solo ficasse entre –0,09 e –0,1 MPa, nas fases vegetativa, de florescimento e enchimento de grãos. A parcela experimental foi formada por uma fileira com 5 m de comprimento e espaçamento de 0,90 m entre fileiras e 0,20 m entre plantas dentro das fileiras. Avaliou-se a produção de grãos em cada parcela. Realizou-se a análise de variância relativa às 49 FMI de cada população, em cada sistema de produção, bem como as estimativas dos parâmetros genéticos. Após as análises individuais, foram selecionadas, em cada sistema de produção, as 15% FMI mais produtivas, para estimar o ganho de seleção esperado, ao recombiná-las. O trabalho permitiu concluir que: não foi possível detectar variação genética indicando a possibilidade de melhoramento sob estresse hídrico, nas duas populações; houve baixo grau de concordância entre o desempenho das famílias em irrigação normal e déficit hídrico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado